O Concurso Nacional de Arquitetura do Centro de Pesquisa, Resgate e Reabilitação de Tartarugas Marinhas na praia de Iztuzu, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Urbanização da Turquia, contemplou o escritório KÂAT Architects como vencedor.
A firma será responsável por criar um centro que “assegure a continuidade cíclica dos recursos naturais e culturais da praia de Iztuzu e seu ecossistema natural, considerado um dos mais raros do mundo”. O novo equipamento “aumentará a conscientização, motivará e incentivará pesquisadores, voluntários e visitantes de todo o mundo, e terá uma pegada de carbono negativa."
Localizada na praia de Iztuzu, uma das praias protegidas mais importantes do sul da Turquia, a proposta vencedora “escuta o som dos elementos vivos da região, produz espaços altamente sensíveis e qualificados e desenvolve uma abordagem delicada". A intervenção considera todos os elementos da fauna e flora e a paisagem natural e cultural circundante.
Inspirados nos “traços curvos e dinâmicos das marés da praia, nos altos pinheiros circundantes e nos juncos que compõem o ecossistema”, o KÂAT Architects propõe um projeto integrado ao lugar, composto por diferentes volumes que fazem lembrar a copa das árvores, cada qual abrigando um programa distinto.
- Localização: Muğla, Turquia
- Cliente: Ministério do Meio Ambiente e Urbanização da Turquia
- Arquitetos: KÂAT ARCHITECTS
- Programa: Centro de Pesquisa, Resgate e Reabilitação de Tartarugas Marinhas
- Tipo: Cooncurso Nacional
- Área: 978 m²
- Ano do projeto: 2019